sábado, 30 de outubro de 2010

O perigo do estresse.


Estresse ou Stress é a maneira como as células ou o organismo reagem frente a estímulos externos desfavoráveis. De uma maneira geral, estímulos desfavoráveis significam perigo que exige “fuga” ou “luta”.
Chamamos de estresse o que na verdade é cansaço, seja de um dia inteiro de trabalho, ou encarando o trânsito, ou cuidando das tarefas domésticas e dos filhos.
Estar constantemente sujeito ao estresse da vida urbana, principalmente o estresse no trabalho, pode acarretar ao indivíduo problemas no sistema imunológico, endócrino e nervoso, além de mudanças de comportamento no dia-a-dia, a pessoa fica sem forças e cai num estado de exaustão que parece irrecuperável e, caso o indivíduo não consiga reverter o processo, virão as consequências: aumento da pressão arterial, crises que podem levar ao infarto, dores nos músculos, nas costas, na região cervical e alterações de pele, etc.
O estresse atinge muitas pessoas, e possui sintomas como dores de cabeça, desordens de sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, perturbação no estômago, moral baixo, depressão e ansiedade.



Efeitos psicológicos:

Estudos sugerem que a incapacidade de se adaptar ao estresse, está associada ao início de depressão ou ansiedade. Parece que a liberação repetida do hormônio de estresse diminui a liberação de serotonina, uma substância importante para a sensação de sentimentos de bem estar. Certamente o estresse diminui a qualidade de vida reduzindo os sentimentos de prazer e realização, e os relacionamentos são freqüentemente prejudicados.

ü  Efeitos físicos;
ü  Aumento da pressão arterial;

ü  Maior risco de derrame;

ü  Maior susceptibilidade a infecções;

ü  Distúrbios gastrointestinais, como diarréia e constipação;

ü  Desordens alimentares, ganho ou perda excessivo de peso;

ü  Resistência à insulina que está associada ao diabetes tipo 2, e exacerbação do diabetes;

ü  Dor de cabeça do tipo tensional;

ü  Insônia;

ü  Diminuição do desejo sexual e impotência temporária nos homens;

ü  Exacerbação da tensão pré-menstrual;

ü  Diminuição da concentração, inibição do aprendizado e redução da memória;

ü  Exacerbação de lesões de pele, como por exemplo, à acne.


Sugestões:
v  Pratique um esporte regulamente; o exercício físico, além de ajudar a baixar a pressão é um excelente atenuador das tensões causadas pelo estresse.
v  Técnicas de relaxamento.
v  Uma boa noite de sono.
v  Tenha um passatempo, programe atividades prazerosas, tempo para lazer; um hobby ajuda a deslocar seus pontos de tensão.
v  Melhore os hábitos; controle a dieta, diminua o consumo de bebidas alcoólicas e deixe de fumar.
v  Invista no relacionamento com outras pessoas; uma boa conversa não resolve a maioria dos problemas, mas alivia as tensões.
v  Mude o ritmo de vida, tire férias, viaja, aprenda a não se preocupar tanto.
v  Escutar músicas.
v  Tenha um animal de estimação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário