terça-feira, 2 de novembro de 2010

Famílias Olfativas




São as sensações olfativas que se sente nas diversas fases da utilização do perfume. Estão divididas em três partes: notas de cabeça, de coração e de fundo.

Notas de cabeça ou de saída: são as primeiras sensações que temos ao passar ou espargir o perfume. São extremamente voláteis e via de regra muito leves. São essências à base de limão, laranja, bergamota, lavanda, pinho, eucalipto e folha de chá dentre outras. Quando um perfume é muito fresco, suas notas são quase todas voláteis, daí porque seus aromas duram menos tempo.

Notas de coração ou de corpo: é a alma, a personalidade do perfume. Normalmente são fortes e se fixam por um tempo maior do que as notas de cabeça. São utilizadas essências menos voláteis e mais pesadas, dentre elas o tomilho, o cravo, aldeídos, cominho, pimenta, e outras especiarias. Ou seja notas de coração ou de corpo são o tempero de um bom perfume.

Notas de fundo ou de fixação: o fixador gorduroso que adere à pele. Os preços dos melhores fixadores são muito altos, em geral, é o responsável pela fixação da fragrância na pele. Com  fixadores são usadas resinas e extratos amadeirados e de origem animal, como o musk, o castor, o almíscar e o civete.

 
Acordes: são os conjuntos ou as misturas das essências, aquelas que mais se sobressaem valorizando o perfume pela qualidade de sua composição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário