As subdivisões não param por aí. Existem ainda os perfumes masculinos, unissex, aqueles destinados às crianças, os prefumes sólidos, os oleosos (para misturar na água) e os tabletes (para perfumar ambientes).
Tipos de pefumes:
- Essência ou extrato: é o perfume em sua concentração mais alta, a porcentagem varia, conforme a maraca, de 15% a 30% de essência diluída em álcool 90º É o tipo mais caro de perfume, mas bastam umas poucas gotas no pulso, na base do pescoço e atrás das orelhas. Usada em ocasiões especiais.
- Eau de parfum: é o perfume com menor concentração de essência, de 10% a 15%, diluída em álcool etílico de 90º. Pode ser usada em maior quantidade que a essência, mas não devemos exagerar na quantidade. Pode ser usada o dia inteiro.
- Eau de toilette: é derivada da mesma fragância, mas em uma concentração que pode variar de 5% a 10%, diluída habitualmente em álcool de 85º. Pode ser usada em gotas, mas muita gente prefere o vaporizador.
- Água-de-colônia: é a fragância adequada para o trabalho e o esporte. Sua porcentagem de essência varia de 3% a 5%, e seu grau alcoólico fica entre 70º a 80º.
- Eau fraîche: é um eau refrescante, perfumada quase sempre com pouquíssima essência cítrica (limão, tangerina, maracujá, açaí, ...) e adequada para a vida ao ar livre e a atividade esportiva. Muitas marcas a chamam de eau de sport. Baixa porcentagem de essência, de 1% a 3%, vem diluída em álcool de 70º a 80º.
- Colônias masculinas e Unissex: Costumam ter a mesma porcentagem de essência das águas-de-colônia femininas e raramente são diluídas em álcool com garduação superior a 70º.
Nenhum comentário:
Postar um comentário