quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Aromas...

A palavra perfume costuma designar um odor agradável. Mas vocês precisam saber das subdivisões dos perfumes. Muitos chamam de perfume uma série de produtos que não são, como as essências, eau de parfum, eau de toilette, água-de-colônia e eau fraîche.
As subdivisões não param por aí. Existem ainda os perfumes masculinos, unissex, aqueles destinados às crianças, os prefumes sólidos, os oleosos (para misturar na água) e os tabletes (para perfumar ambientes).

Tipos de pefumes:
  • Essência ou extrato: é o perfume em sua concentração mais alta, a porcentagem varia, conforme a maraca, de 15% a 30% de essência diluída em álcool 90º É o tipo mais caro de perfume, mas bastam umas poucas gotas no pulso, na base do pescoço e atrás das orelhas. Usada em ocasiões especiais.



  • Eau de parfum: é o perfume com menor concentração de essência, de 10% a 15%, diluída em álcool etílico de 90º. Pode ser usada em maior quantidade que a essência, mas não devemos exagerar na quantidade. Pode ser usada o dia inteiro.

  • Eau de toilette: é derivada da mesma fragância, mas em uma concentração que pode variar de 5% a 10%, diluída habitualmente em álcool de 85º. Pode ser usada em gotas, mas muita gente prefere o vaporizador.

  • Água-de-colônia: é a fragância adequada para o trabalho e o esporte. Sua porcentagem de essência varia de 3% a 5%, e seu grau alcoólico fica entre 70º a 80º.

  • Eau fraîche: é um eau refrescante, perfumada quase sempre com pouquíssima essência cítrica (limão, tangerina, maracujá, açaí, ...) e adequada para a vida ao ar livre e a atividade esportiva. Muitas marcas a chamam de eau de sport. Baixa porcentagem de essência, de 1% a 3%, vem diluída em álcool de 70º a 80º.

  • Colônias masculinas e Unissex:  Costumam ter a mesma porcentagem de essência das águas-de-colônia femininas e raramente são diluídas em álcool com garduação superior a 70º.

Nenhum comentário:

Postar um comentário